Pedra no Céu, Isaac Asimov | A Terra nada mais é do que mais uma pedra vagando no espaço…

O livro

Entre um passo e outro, o protagonista da história, Joseph Schwartz, vê sua tranquila vida de aposentado totalmente transformada em algo completamente inesperado. Quando este humilde alfaiate percebe, o chão que tem embaixo de suas pernas não é mais o mesmo, pelo menos não aquele que conhecia em seus sessenta anos de vida.

Sem saber o que aconteceu, este terráqueo quase se desespera ao olhar ao seu entorno e se deparar com um cenário diferente daquele que via a apenas alguns minutos atrás. Antes era dia, agora já era quase noite. Aqui havia uma cidade grande, Chicago, agora não havia nada, apenas mato alto e escuridão.

Com seu jeito peculiar de escrita, Asimov escreveu este livro, o primeiro de tantos outros nessa jornada Robôs, Fundação e Império Galáctico. Mas mesmo sendo o primeiro, já conseguimos ter uma ideia de vários conceitos e características inovadoras criadas por este mestre da ficção, como a expansão e ocupação do ser humano pelos planetas de toda a galáxia, a capacidade de controlar a mente de outra pessoa e o chicote neurônico, uma arma capaz de imobilizar o oponente, fazendo este sentir uma dor insuportável!

Recomendo a leitura mesmo para aqueles que já leram as obras mais conhecidas do autor, como a série Robôs ou os livros da trilogia da Fundação e sua sequência. Também acho que este livro pode ser uma boa oportunidade de entrada neste universo ficcional de Asimov, assim como “Cavernas de Aço”, da série Robôs. Ambos têm uma toada leve e de estilo meio policial e suspense que agradam aos não tão aficionados por ficção científica como eu… em resumo, leiam, libertem-se das amarras de nossa civilização, deixem o pensamento voar, deleitem-se com este romance e apaixonem-se, se possível, por este gênero literário!

Posfácio

Escrito em 1949, Isaac Asimov comenta no posfácio escrito muitos anos depois, em 1982, um fato que me chamou a atenção. Era uma época pós segunda guerra mundial, e mais ainda, Hiroshima e Nagasaki haviam sido bombardeadas apenas quatro anos atrás. O medo, insegurança e desconhecimento sobre os efeitos da radiação nuclear imperavam em toda a população mundial. Por isso o autor levanta este fato no posfácio para que o leitor entenda e releve alguns fatos de como a radiação na Terra foi considerada neste livro. Isso também mostra o seu cuidado em trazer temas para suas histórias. Nada é ao acaso, uma ficção científica criada com esmero por este autor inigualável!

Quer mais?

Se quiser mais do mesmo gênero, acabaram por enfim lançar novas edições dos outros dois que forma a trilogia Império Galáctico: “As Correntes do Espaço” e ” Poeira de Estrelas”. Serão, com certeza, minhas próximas leituras. E você? Bora ler também?

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Um comentário em “Pedra no Céu, Isaac Asimov | A Terra nada mais é do que mais uma pedra vagando no espaço…

Deixe um comentário