Marrom e Amarelo, Paulo Scott | dois tons de pele…

Para quem sempre responde a questionários se auto denominando de raça branca, um livro como este, e muitos outros do mesmo gênero, como O Avesso da Pele de Jeferson Tenório, deveriam ser leitura obrigatória. Falo isso pois seria impossível de se imaginar na pele desses personagens, pois embora sejam fictícios, retratam fielmente o que se passa com muitos, senão a maioria da população em nosso país.

A história dos dois irmãos, Lourenço e Federico, sendo este último o narrador e protagonista, mostra bem o que é nascer negro ou branco mas de família negra (explicando a origem do título desta ficção) na cidade de Porto Alegre. Enquanto Derico está debatendo sobre as cotas para negros em um comitê em Brasília, seu irmão passa por um sufoco ao ter sua filha envolvida em uma blitz e sendo levada pelos policiais.

Assim passamos a conviver e sentir os dramas pessoais e remotos que voltam a tona nas descrições de Derico sobre um episódio trágico ocorrido no passado. Indo e vindo no tempo, agora beirando os cinquenta, Derico conta sua vida de hoje e de outrora, deixando a história cada vez mais envolvente e, quando vi, não queria mais parar de ler!

Embora tenha achado a narrativa muito boa, acho importante salientar que não fui pego logo nos primeiros capítulos, talvez pelo fato de que as discussões sobre as cotas raciais entre os diversos membros do comitê, mostrando diferentes pontos de vista, embora importantes e muito relevantes, se mostraram um pouco longas, dando impressão de que o livro tomaria essa direção como um todo. Porém, a história começou a se humanizar, revelando a vida do protagonista Derico, seu passado, seus medos e o retorno a sua cidade natal, tirando-o do mundo político em Brasília.

Dessa forma, quando do seu retorno para Porto Alegre, conseguimos sentir na pele os problemas enfrentados por Derico, seu irmão Lourenço e família. Os relacionamentos que ficaram pra trás voltam a tona, seu amor do passado sendo confrontando com o atual, sua juventude vai sendo detalhada contando pormenores de sua vida de estudante e de sua adolescência na cidade. Uma boa opção para quem gosta de ficções que trazem uma invenção mas com fundos de uma realidade claramente sofrida, senão vivenciada, pelo autor!

Valorizem a vasta obra de escritores contemporâneos brasileiros! Leiam este e muito mais! E boa leitura!

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário