Aristos achaion. Assim é chamado Aquiles, o melhor dos gregos. Um guerreiro inigualável, de pés velozes e pontaria certeira. Nas lutas travadas na famosa Guerra de Troia, ele não erra um só lançamento, todas as lanças atingem o alvo magnificamente. Apesar de ser um mortal, é filho de uma deusa, Tétis, mas não só por isso é venerado, tem a postura de um vencedor, nasceu predestinado a ser o melhor dos seus!
Então vem a pergunta, e por que a canção de Aquiles? A resposta está nos sons extraídos de sua lira, um instrumento do qual tira suas notas com facilidade. Ao contrário de Patroclo, também um mortal, um príncipe que foi exilado após ter matado um jovem por acidente, não tão conhecido, que mal consegue tocar este mesmo instrumento. Patroclo é de fisionomia comum, nada tem de especial, mas encanta à Aquiles desde os primeiros contatos, quando ambos são ainda jovens, senão crianças. Torna-se então o seu companheiro, exigido pelo próprio Aquiles para que assim o seja.
A Guerra de Troia como pano de fundo também emociona. Desde as tendas ao longo da praia até os campos de batalha, próximos aos grandes muros e portões de Troia. Entre gregos e troianos, são muito poucos os que sobram. As mortes são inúmeras em uma guerra que se estende dia após dia, semana após semana, mês após mês, chegando ao longo período de dez anos!
Muitos são os reis, heróis, deuses, semideuses e meros mortais, trazidos a esta releitura da Ilíada de Homero. Não podia faltar Odisseu, aquele que dá nome ao outro épico de Homero, a famosa Odisseia. Mostrando seu lado sagaz e perspicaz, este consegue trazer Aquiles para lutar com todos os outros homens. Agamêmnon por sua vez, irmão de Menelau, o qual tem sua esposa Helena raptada e que dá início a esta Guerra de Troia, aparece ao lado de outros como Idomeneu, rei de Creta, Ájax, um gigante importante na luta contra os troianos, que enfrentam o grande Heitor, um herói de peso que tem importância no desenlace do destino de Aquiles.
E tudo isso contado pela voz de Patroclo, considerado por Briseida como possuidor de uma índole dez vezes melhor que Aquiles. Uma fantasia épica permeada de personagens famosos da mitologia grega. Um romance que encanta, muito bem escrito, aproximando mitos e deuses da nossa realidade, trazendo um pouco de magia ao nosso mundo por meio desta envolvente história!

