Muito Além do Inverno, Isabel Allende | Um acaso, três vidas e muitos passados…

Três histórias de vida que se entrelaçam pelo acaso. Richard Bowmaster vive no Brooklyn, ao mesmo tempo que hospeda temporariamente nos aposentos do porão de sua casa, Lucía, uma chilena um tanto quanto determinada e valente. O entrosamento dos dois não avança, e ficaria estagnado não fosse o acontecimento daquele dia muito frio de inverno.

Assim entra em cena Evelyn Ortega, uma guatemalteca pequena de fala entrecortada, imigrante ilegal que dirigia o Lexus de seu patrão naquele sábado de frio e neve, quando o acaso lhe bate a sua porta, ou melhor, o seu porta-malas. Richard não consegue frear e bate na traseira do Lexus.

A partir daí, as histórias destes três personagens se unem em uma só, e vamos pouco a pouco, capítulo a capítulo, conhecendo mais a fundo o passado de cada um deles. Suas vidas cheias de percalços são destrinchadas com a prosa loquaz desta grande autora. Viajamos então entre mundos distantes no passado e entre si, vamos do Chile ao Canadá, da Guatemala para o México, cruzando fronteiras clandestinamente em alguns casos, passando pelos apuros de ser um imigrante em fuga com destino aos Estados Unidos.

Conhecer o mundo pelos olhos desta autora nos faz bem! Sua prosa é fluida e nos carrega suavemente por entre vidas que jamais poderíamos imaginar, não fosse essa sua capacidade de nos teleportar tão bem para lugares e culturas tão variadas! Vale, como sempre, a leitura dos livros de Isabel Allende.

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário