O Remorso De Baltazar Serapião, Valter Hugo Mãe | Uma prosa poética da mais alta qualidade!

Com seu jeito único, Valter Hugo Mãe conta mais uma história recheada de realismo mágico e realidade dura e bruta de pessoas que por pouco não se assemelham a animais em sua forma de viver.

Baltazar casa-se com Ermesinda, mas é obrigado a dividi-la com Dom Afonso, sem nunca ter certeza de qual é a relação entre os dois, uma amizade de pai ou o domínio do patrão sobre sua amada. Cego de fúria e raiva,  Baltazar mutila a esposa, entortando um dos pés e deixando um dos braços sem muita função. Isso é apenas o começo dessa história trágica que beira a bestialidade.

A familia dos sarga é como são conhecidos, ele, Baltazar, seu irmão Aldegundes e sua irmã Brunilde, filhos de pai e suposta vaca, a sarga, pois da mulher de seu pai ninguém acredita que possam ter nascido. Uma fantasia que beira a realidade, com direito a feitiço de bruxa e genialidade do irmão Aldegundes, que se revela um promissor pintor de céus e de retratos magníficos.

Temos também a visita de el-rei aos habitantes desta vila rural, se é que posso chamá-la desta forma. Um evento e tanto para esse pedaço de fim de mundo. E temos o feitiço que une Baltazar a seu irmão e ao recente amigo Dagoberto, que por uma infelicidade não podem se desgrudar nunca mais, pois quando se afastam um do outro, tudo vai ficando mais quente ao seu redor, um verdadeiro inferno na terra, minguando e matando aos poucos tudo aquilo que os rodeia.

Com uma escrita impecável, vamos destrinchindo todos os artifícios usados pelo autor na descrição de personagens e dramas, gente que sofre por não saber lidar com seus sentimentos, talvez por serem humildes e ignorantes, sem instrução e dominados pelo medo do desconhecido. Uma leitura que exige atenção a cada palavra, a cada frase, mas com garantia de recompensa ao final da leitura!

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário