Klara e o Sol, Kazuo Ishiguro | Muito mais do que uma mera relação de amizade…

Klara é uma AA, Amiga Artificial. Sol é aquele mesmo que conhecemos, que vemos muitas vezes em nossa vida, mas que talvez não damos tanta relevância como Klara. A sua relação com ela é de suma importância, já que é sua fonte de alimentação, sua nutrição.

De cara entendemos que a ideia aqui é mostrar o quanto somos seres humanos complexos, cheios de sentimentos difíceis de se traduzir e compreender. A AA, de sua vitrine da loja, observa a tudo e a todos, não deixando passar nenhum detalhe do que acontece do lado de fora, onde táxis passam a todo momento, transeuntes conversam ou andam acelerados em seus pensamentos sob a luz do sol.

Até que um dia tudo muda na vida de Klara. A querida Josie, uma adolescente que anda esquisito, se interessa muito por essa AA em específico, e não sossega até conseguir convencer a Mãe a comprá-la. Começa assim uma relação de amizade que vai gerar muitas situações interessantes, principalmente porque a narração vem de Klara, que aprende um pouco mais a cada dia de convivência na casa de Josie.

Podemos então entrar na mente dessa Inteligência Artificial, acompanhar ao longo de toda a narrativa suas deduções, interpretações e aprendizados do que vê nos seres humanos. Kazuo Ishiguro é muito feliz em suas observações, conta uma história com uma leveza e suavidade impressionantes, consegue nos envolver e tocar em sentimentos íntimos, no significado de uma vida, nos problemas humanos.

Impossível não se deixar influenciar por essa obra. Queremos saber em todo momento qual será o destino de Josie, e se Klara conseguirá atingir seus objetivos com a ajuda do grandioso Sol!

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário