
Durante a narrativa, o autor expõe dois lados de uma história, duas visões de mundo contada por dois irmãos. Um deles é Alexandre, de corpo atlético e que acaba se tornando um líder e dono do Império, uma rede de academias com um viés de transformação não somente do corpo, mas também social e da alma, sustentado por um discurso de um pastor conhecido desde o início da formação deste Império. A outra é Raquel, irmã mais velha de Alexandre, que, diferente do irmão, puxou o corpo físico obeso do pai, sendo recriminada e oprimida desde os tempos de escola, quando era chamada de vaca mocha pelos colegas e nunca soube lidar bem com isso.
O autor desenvolve a história por meio de capítulos contados ora por Alexandre e ora por Raquel, e também por trechos de notícias sobre fatos ocorridos, distribuídos em partes como material bruto, material a inserir e material pré-editado. Tudo isso seria então compilado para a possível produção de um filme pela cineasta alemã Brenda Richter, que aparece como a entrevistadora dos irmãos.
Mas o que perturba na história é a forma dos relatos, o ódio enraizado, a impossibilidade de perdão, o orgulho ferido. Michel Laub constrói uma narrativa para desmistificar o óbvio, mostrar uma realidade escondida por um verniz, o lado que não se quer enxergar. Tudo isso derivado de uma reviravolta na vida desses irmãos após a morte do pai e a consequente perda de padrão financeiro tendo como razão principal os planos mirabolantes ocorridos aqui no Brasil que tomaram o dinheiro de muita gente e sua restituição que ficou muito aquém do esperado, como sempre…
Gostei do livro, mas fiquei um pouco incomodado com o excesso de ódio e teimosia que os personagens representam. Nem um nem outro consegue entender o lado oposto, embora ambos achem que compreendem muito bem. Mostra como podemos ficar cegos e surdos, ignorando o ponto de vista do outro e certos de que o nosso é o correto. Uma realidade nos dias de hoje… Então fica a pergunta, qual seria a solução destes dois estados? Existe uma solução para amenizar esses sentimentos humanos tão fortes e marcados por uma vida de revés como a desses dois irmãos?
