Arsène Lupin: A Agulha Oca, por Maurice Leblanc | Um passeio pela região da Normandia na França…

Muito boa história! Para os aficionados por Arsène Lupin, não tem como deixar esta leitura de fora! Uma trama bem elaborada e um belo passeio pela região da Normandia na França! Aconselho realizar algumas buscas nos mapas para ficar familiarizado com os lugares citados no livro.

Étretat – Foto por Nicolas em Pexels.com

Desta vez o anti-herói tem um novo adversário: Isidore Beautrelet. Perspicaz e ainda muito jovem, esse estudante de um liceu aparece como um adversário à altura de Lupin. O já conhecido inspetor-chefe Ganimard e o tão aclamado detetive inglês Herlock Sholmes (isso mesmo, você não leu errado, é uma alusão direta ao personagem principal de Conan Doyle) são retirados propositalmente de cena, e o ainda adolescente detetive amador Isidore trabalha sozinho e se mostra muito bem sucedido na investigação dos segredos e mistérios apresentados nesta incrível aventura intitulada “A Agulha Oca”.

Achei uma obra com um desfecho muito interessante e original, com citações históricas da França relacionadas aos reis Luís XIV e Luís XVI, este último morto na guilhotina assim como sua esposa Maria Antonieta, levantando-se a eterna dúvida de quem foi o misterioso homem da máscara de ferro, bem como a citação de diversas obras de arte e artistas famosos, começando pelos quatro quadros do pintor Rubens roubados de um castelo.

Para quem gosta de uma boa história de aventura, investigação, reviravoltas e segredos mirabolantes, permeados com um fundo francês e referências a artistas e obras mundialmente conhecidas, vale muito a leitura! Se ainda não for um fã de Arsène Lupin, vai se tornar ao final desta história!

Links úteis sobre história relacionadas a França:

Luís XVI

Maria Antonieta

Homem da máscara de ferro

Cartas a Lucílio, do filósofo Sêneca / Epistulae morales ad Lucilium

A Agulha Oca: edição bolso de luxo

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário