A vegetariana, por Han Kang | Tudo começou depois de um sonho…

Eu tive um sonho, e virei vegetariana…

Depois de ter lido Herdeiras do Mar e Pachinko, terminei satisfeito ao ler mais este romance contemporâneo da literatura sul coreana. Um livro curto dividido em três grandes capítulos, sendo cada um deles narrado por um dos personagens ligados à Yeonghye, a vegetariana.

A história me pegou logo no começo pela forma com que o marido descreve a sua relação com Yeonghye, uma mulher um tanto quanto calada e distante que vive com ele como se não fosse uma esposa. E então um belo dia é surpreendido com ela, parada diante da geladeira no meio da madrugada. Seria então sonâmbula? Ou algo maior estava começando a ser delineado por parte desta pessoa que muitas vezes não conseguia compreender?

Esta ficção mostra como a loucura pode ser cruel, como as pessoas podem ser mais estranhas do que imaginamos, transformando ideias em atitudes incompreensíveis aos olhos dos outros. Com muita sexualidade presente principalmente no segundo capítulo, o livro tem um desfecho de loucura consumada pela irmã, que se questiona sobre as circunstâncias que poderiam ter ocasionado tais comportamentos em Yeonghye, e se as situações fossem outras, se ela mesma não poderia ter surtado antes.

Afinal, o que é real neste mundo, não poderia ser tudo um grande sonho do qual despertaremos algum dia e ficaremos felizes deste pesadelo ter por fim acabado?

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário