Infância: Cenas da vida na província, por J. M. Coetzee | Relatos de uma criança da Cidade do Cabo – primeiro de uma trilogia

Relatos de uma infância passada em Worchester e na Cidade do Cabo, este livro é daqueles que aos poucos vai nos cativando com as histórias contadas pelo narrador sobre o menino John Coetzee, suas relações com os pais, seus medos e anseios na escola, a brutalidade da época, o tempo em que aos professores se dava o direito de bater com vara nos alunos, a vida numa cidade isolada onde andar de bicicleta era simples e normal, mas não para a mãe dele, das diferenças entre os Africânderes e Ingleses, dos jogos de críquete e rugby, dos tempos de férias passados na fazenda do pai, enfim, daquilo que constrói a vida de uma pessoa em algum lugar deste mundo, que no caso é a remota e tão pouco conhecida por muitos de nós, a África do Sul.

Primeiro de uma trilogia “Cenas da vida na província”, vale muito a leitura. Uma realidade difícil para uma criança fechada em seu mundo, contada de uma maneira que vai nos encantando aos poucos e, quando vemos, estamos presos a sua história. Este é o primeiro livro de uma trilogia autobiográfica do premiado autor sul-africano J. M. Coetzee (Nobel de 2003), onde a narrativa continua em “Juventude: Cenas da vida na província II” e depois termina com “Verão”.

Publicado por o.resenheiro

Engenheiro de formação que descobriu na leitura uma paixão. Muito mais do que prazer, ler desperta a busca pelo auto conhecimento, proporciona se colocar no lugar do outro, viajar para lugares nunca antes imaginados.

Deixe um comentário