
Você conhece o Ladrão de Casaca?
Inspirado pela série sobre Arsène Lupin, fiquei super curioso e acabei lendo o livro contendo as primeiras aventuras deste carismático e perspicaz personagem.
Descobri então que este primeiro livro é dividido em nove capítulos, começando pela captura do Ladrão de Casaca e terminando com o encontro deste anti-herói com seu mais admirado captor, o tão quanto famoso Sherlock Holmes, cujo nome, por uma certa necessidade e ironia, foi alterado para Herlock Sholmes!
Só por isso dá para imaginar como Maurice LeBlanc foi tão bem sucedido quando começou a escrever romances policiais em um folhetim francês no início do século XX, a pedidos do amigo e editor Pierre Lafitte, na recém criada revista “Je Sais Tout”. A ideia era exatamente a de se ter um personagem francês equivalente ao detetive inglês já conhecido na época.
As nove histórias compiladas tem uma relação uma com as outras, os personagens voltam a aparecer. Mesmo tendo preferência por livros maiores e com histórias mais longas, esse livro de contos me pegou! A leitura é fluida, sarcástica, enigmática, Lupin é mesmo um cavalheiro, um bom amigo, usa diversos nomes de disfarce e sim, age como um mágico, iludindo as presas com suas artimanhas.
É realmente um verdadeiro ladrão de Casaca, como ficou conhecido. Dá para entender por que o autor fez sucesso e seguiu na sequência com vários outros contos e romances policiais tendo este anti-herói como o protagonista. Vale uma leitura, só tem que tomar cuidado para não ficar muito viciado nas suas histórias…
