
Kurt Vonnegut impressiona na simplicidade do seu texto, misturando ironicamente passagens de guerra com passagens da vida de Billy Pilgrim, um americano que, além de vivenciar o bombardeio aéreo da cidade de Dresden, na Alemanha, em Fevereiro de 1945, bem perto do final da Segunda Guerra Mundial (aliás, o próprio escritor, também americano, era prisioneiro de guerra na cidade e sobreviveu aos bombardeios), também foi abduzido por extraterrestres do planeta “Tralfamadore”.
O livro é hilário, com situações cômicas se não fossem trágicas, contadas de forma singular, onde o narrador viaja no tempo e detalha momentos diferentes de sua vida, que, segundo ele aprendeu com os “tralfamadorianos”, não existe presente, passado e futuro, é tudo uma coisa só. Nada termina, tudo continua, e devemos relevar somente os bons momentos, ignorando tudo aquilo de ruim que acontece em nossas vidas.
Volta e meia, depois de um relato impressionante ou mesmo cômico de tão desagradável, ele simplesmente completa com a frase “É assim mesmo”.
Vale uma leitura, sem pretensão, e quando perceber, você já vai estar envolvido pela história.
eBook Kindle
